domingo, 22 de janeiro de 2012

Um Futuro Incerto!

Sabe o que me irrita? quando você sabe o que vai acontecer e a única coisa que pode fazer é ficar assistindo. Comparamos a vida a uma peça teatral, onde somos os protagonistas, porém o roteiro de uma peça não é o protagonista quem escreve, mas sim o roteirista e quem garante que esse roteiro seja cumprido é o diretor. E nem sempre podemos escolher nossas ações, só temos que obedecer a um roteiro idiota que as pessoas insistem em querer que nós sigamos. Uma peça que já foi encenada outrora, que terminou sem aplausos, um verdadeiro fracasso e mesmo assim querem refazê-la, várias e várias vezes. Não nos dando oportunidade para tentar fazer um final alternativo. 


Muito complicado tentar escrever nossa história quando a mesma não depende apenas de nós. E mais complicado ainda colocar na cabeça que não estamos sozinhos em nada. Li em um texto a frase: “Nascemos sós, Morremos sós”. Concordo com isso, porém para nós nascermos foram preciso de duas pessoas e mesmo depois de nascer não podemos cuidar de nós mesmos. Como nos libertar dessa dependência? Sinceramente eu não tenho a resposta. Será que um dia seremos realmente livres? Acho que não totalmente. Depender não é estar acompanhado isso é fato. Uma hora você terá que tomar um caminho e talvez será livre. Fazemos parte de algo maior e tão complexo que não conseguimos entender.
 Coloque isso na cabeça a vida é uma droga. Não queira fazer dela pior. Porém ela não é ruim por natureza, mas sim porque o ser humano tem o dom de estragar tudo, estragar coisas que eram pra ser “boas”. Porque não conseguimos pensar no próximo e só nos importamos com nós mesmos. Na maioria das vezes buscamos a felicidade em cima da tristeza dos outros. Mas como ficar feliz se todos a sua volta estão tristes? E como estar triste se todos estão felizes? Esse último caso é comum, basta fingir que está feliz. Mas porque fingir? Temos tanto medo assim de parecer fracos para os outros, que ou estamos felizes ou com raiva, nunca tristes. Nunca estamos mal, não podemos estar pior que os outros, sempre melhores. Se não conseguimos nos expressar, se temos medo de demonstrar nossas emoções, talvez por não querer que elas tomem conta da gente, temos que aprender a ter mais auto-controle. Se não conseguimos controlar a nós mesmos como vamos planejar um futuro? 

Então, começamos com os planos para o futuro, em busca dessa felicidade, dessa liberdade, desse outro eu, desse eu diferente, melhor do que o anterior. Um outro alguém que não cometerá os mesmos erros, que fará certo agora. Mas o que acontece na verdade, é que continuamos os mesmos, nada muda. O Ano passa e pensamos: “Espero que ano que vem seja diferente, melhor”. Mas quem deve ser diferente e melhor somos nós e não o ano. Não devemos deixar pra começar dia primeiro do mês, ou para segunda-feira, se quer começar algo, tenha atitude e comece agora mesmo. Não deixe pra depois o que pode fazer agora, o depois pode nunca chegar. A preguiça, o cansaço são desmotivantes, mas você quer ser livre? Então comece se libertando de si próprio. Pare de por a culpa nos outros, na preguiça, no cansaço, nas condições sejam elas financeiras, físicas ou emocionais e comece a pensar, que quem não te deixa seguir, tomar esse rumo novo e melhor é você mesmo. Você nunca será livre ou independente se continuar a tomar atitudes assim, ou melhor não tomar uma atitude. Se não tomar o controle da sua vida vai continuar a encenar essa peça que o final já foi escrito. 


Muitos falam que sou infantil, que sou criança demais, que não sei de nada da vida. Talvez eu seja mesmo infantil por não escutar ninguém e fazer o que eu quero e dizer o que quero. Mas se eu me ferro, são pelos meus atos e não os dos outros. Se tiver que aprender será pelos meus erros e não pelos erros dos outros. Não quero chegar ao final e me arrepender de ter vivido a vida que os outros queriam que eu vivesse e não a vida que eu queria. Mas por um lado sou infantil mesmo, sou infantil por acreditar que as pessoas se importam umas nas outras. Talvez eu seja mesmo infantil, mas não pelos motivos que você diz. E sim por querer tanto ser feliz e ter quem eu amo feliz que seria capaz de fazer qualquer coisa e não pensar nas consequências. 


É hora de crescer, sair desse mundinho que criamos onde somos o centro do universo e prestar mais atenção no mundo a nossa volta. Acredite em você mesmo. Você pode mais do que pensa, só não pense que é o super-man e pule de um precipício. Ações são geradas pelo cérebro, e podem tomar dois rumos, razão e emoção. Não se pode saber qual a medida certa para ambas. Mas quase sempre nos deixamos agir pela emoção e assim quebramos a cara novamente. Então pensando nisso, devemos deixar a razão agir também para, uma coisa bem balanceada, pensar antes de agir, mas não pensar tanto, que quando parar para ver já aconteceu e você não fez nada. 

Espero que gostem, não escrevi de uma vez, foram fragmentos de momentos felizes e tristes.

2 comentários:

  1. Diego meu velho tá de parabéns.... Ficou muito bom meio gay tbm combinando com vc...

    Brincadeiras a parte gostei de verdade manda mais depois que fizer....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meio gay pra combinar com você...hehe
      Escrevi outro, porém ficou pessoal demais, quando escrever um bom posto ^^

      Excluir